19/05/2020
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e o isolamento social tem feito com que pessoas repensem seu estilo de vida e criem rotinas. Uma das grandes discussões do momento é: como manter corpo e mente saudáveis em meio a quarentena e como praticar atividade física sem se expor ao risco de contaminação pelo COVID-19? Importante manter-se ativo e praticar exercícios físicos, com segurança e sem sair de casa.
As atividades físicas geram diversos benefícios para o corpo e para a mente, por isso a prática é tão recomendada por profissionais da saúde. Além de fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Covid-19, a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e é uma grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros.
Não importa se você tem 5, 10 ou 20 minutos disponível por dia, o importante é que você use esse tempo para realizar atividades que tragam bem-estar. Um treino que trabalhe todos os músculos do corpo é o ideal para o momento. Flexões de braço, abdominais, polichinelo, avanços, passadas, corridas ao redor da casa e movimentos de subida e descida de escada são boas opções para inserir na rotina de exercícios. Além disso, existem materiais que podem ajudar a simular um peso de academia como um pacote de arroz e garrafas de água, por exemplo. Não importa!
O importante e manter-se ativo, não esquecer de sempre pedir orientação a um profissional registrado.
Prof. De Educação Física
Vinícius de Jesus Freitas
CREF: 026671-0