30/11/-0001
MATERIAIS RECICLADOS COMO INSTRUMENTOS DIFERENCIAIS NO APRENDIZADO DO ARTESANATO NO CEDEDICA.
Falar de artesanato é falar de cultura, e a cultura é construída no meio em que vivemos. A arte, fruto singular de nossas ideias e vivências, é influenciada pelo meio e nele atua como agente transformador. No contexto da educação ambiental, o artesanato é um instrumento fundamental, tendo em vista sua capacidade de levar o indivíduo a uma reflexão de ideias e o despertar habilidades.
Para trabalhar o artesanato com o uso de reciclados em sala de aula existem várias estratégias metodológicas e uma delas são as oficinas de reciclagem e reutilização. Segundo Souza (2005) ao usar os resíduos sólidos como matéria–prima para confecção de novos materiais, devemos ter em mente o valor do trabalho com as mãos, a consciência de fazer para aprender, a criatividade, a criticidade e a reflexão sobre o material que está sendo trabalhado. Ao trabalhar com o lixo reciclável produzindo peça artesanais, há diminuição do impacto ao meio ambiente dentre outros fatores, como também, a possibilidade de gerar renda e assim criar subsídios futuros com esse aprendizado.
Para Lowenfeld e Brittain (1970), o crescimento mental de um indivíduo depende da relação rica e variada que mantém com o meio que habita, sendo estes os ingredientes básicos que alimentam a criação artística.
“Um dos ingredientes básicos, de uma experiência artística criadora, é a relação entre o artesão e o seu meio. Pintar, desenhar, recortar, costura ou construir são processos constantes de assimilação e projeção: absorver através dos sentidos uma vasta soma de informações, integrá-las no eu psicológico e dar uma nova forma aos elementos que parecem ajustar-se às necessidades estéticas do artesão nesse momento”
Segundo a artesã Ângela Boeira, Instrutora da Oficina de Artesanato no CEDEDICA, com materiais recicláveis, como por exemplo a confecção das rosas com filtros de café, os alunos adquirem maior conhecimento sobre o meio em que vivem, tendo atitudes mais responsáveis e aflorando a criatividade.