05/11/2019
O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cededica, é uma OSCIP que serve para cumprimento de medidas sócio educativas em meio aberto. Atualmente, além de atender os jovens infratores, o Cededica também é responsável pela gestão do programa Primeira Infância Melhor, que atende a 23 bairros do município. Existe ainda uma parceria com o Consepro no que se refere a contratação e acompanhamento do trabalho dos fiscais da zona azul. A vice presidente do Cededica, Eliane Risson dos Santos, destaca que estão sendo desenvolvidos projetos em parceria com as demais entidades e órgãos que atuam na rede de proteção às crianças e adolescentes. São 23 adolescentes infratores entre 14 e 17 anos que estão sendo acompanhados pelos profissionais do Cededica. Os delitos são os mais variados, destaca Eliane.
A psicóloga Ariel de Souza Rissardi ressalta que duas medidas são atendida pelo Cededica. A liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade. No local são oferecidas diversas atividades. O percentual de reincidência vem sendo reduzido nos últimos anos.
A assistente social, Francieli de Oliveira, está desenvolvendo um projeto relacionado a participação dos pais. O foco é a inserção da família no cotidiano de recuperação dos adolescentes. Pais proativos do Cededica é o nome do projeto. São encontros quinzenais. Ainda é desenvolvido entre outros o projeto Adolescer Saudável e ainda escolinha de futsal.
Fonte: Tua Rádio Fátima
Foto: RD Fátima