15/12/2015
O Projeto “Street Art Graffiti CEDEDICA” foi realizado pelo CEDEDICA em parceria com o Atelier Livre Asvaal e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Comdica, Gabinete de Gestão Integrada - GGI, Coordenadoria Municipal da Juventude e Conselho Pró-Segurança Pública - Consepro.
A arte realizada pode ser conferida na rua XV de Novembro, no espaço da Corsan; na rua Villa Lobos, espaço Ministério Público, na rua Borges de Medeiros em espaço residencial, na E.M.E.F. Coronel Avelino, no espaço Laboratório CLIN, espaço Clinica Veterinária Estimação, espaço Dom Orlando - Casa de Idosos, espaço: Prisma automóveis e Espaço CEDEDICA. No total, o projeto foi concluído neste último dia 09.12 com nove muros grafitados.
O projeto “ Street Art Graffit” que teve início no mês de maio destinou-se a adolescentes da cidade de Vacaria, a fim de introduzi-los no universo do Graffiti através de aulas teóricas e práticas, contando também com a presença do DJ e MC David Alves- Dinoia e o BBoy Mairon Sagaz.
Os adolescentes tiveram oportunidade de:
• Refletir acerca das produções visuais realizadas pelo Homem, percebendo as modificações nos modos de representação;
• Refletir sobre a cultura local;
• Experimentar diferentes materiais de modo a se apropriar das linguagens que produzem a visualidade do graffiti;
• Apreciar produções visuais, potencializando o pensamento estético e percebendo a arte como forma de expressão e um meio para melhorar sua condição de vida;
• Conhecer a Legislação (esclarecimento sobre as leis acerca das possibilidades de se fazer um graffiti e o que se configura como pichação passível de autuação e sanções legais).
• Exteriorizar o aprendizado da arte graffiti em painéis de visibilidade pública.
Ao final do curso, pode-se dizer que os jovens estão aptos a serem multiplicadores dos saberes prático-teóricos abordados nos ateliers realizados pelo projeto “STREET ART/ GRAFFITI CEDEDICA”. A comunidade apoiou o Projeto, o qual deveria ter continuidade.
Destacamos que a arte urbana tomou forma e os aprendizes, consciência das leis que regem o restauro e a salvaguarda do patrimônio, bem como, a compreensão da produção social e histórica da arte, tornando-os partícipes de ações sociocultural.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a construção e execução deste projeto.