17/05/2022
“FAÇA BONITO pelos direitos de crianças e adolescentes, participe das ações em sua cidade e DENUNCIE se souber de qualquer ato de violência contra nossas crianças e adolescentes.”
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, quando uma menina de apenas oito anos de idade, foi raptada, estuprada e morta, e seus agressores nunca foram punidos.
A proposta anual da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Com o objetivo de mobilizar ações de combate e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, fortalecer a rede de proteção, bem como levar essa discussão aos adolescentes e famílias que são atendidas no CEDEDICA, preparamos diversas atividades a serem desenvolvidas, entre elas:
• Projeto de Orientação ao Combate do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
• Distribuição de material explicativo sobre os diferentes tipos de violência contra crianças e adolescentes;
• Entrega de material informativo disponibilizado pelo CREAS de Vacaria;
• Exposição de banner e cartaz informativo alusivos ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”;
A Equipe Técnica do CEDEDICA, em suas ações continuadas, através dos Projetos Permanentes Adolescer Saudável e Pais Pró-Ativos, oportunizou, no dia 17 de maio, para adolescentes e respectivos familiares uma palestra interativa realizada pela psicóloga Marta Kramer. Esteve presente também a Coordenadora do CREAS, Sra. Rosi Paim. Na ocasião foram distribuídos marca-textos, folders, e outros materiais aos participantes. A assistente social do CEDEDICA Franciele Rosario de Oliveira, destacou sobre a importância da mobilização e participação da sociedade e dos diversos setores nesta ação.
Telefones para denúncias:
DISQUE 100
CONSELHO TUTELAR: (54) 3232-6248
DPCA: (54) 3232-0777