Neste ano de 2024 foi comemorado o décimo nono aniversário do CEDEDICA: Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A vida pessoal de cada cidadão inscreve-se em contextos sociais com direitos e deveres a serem respeitados.
Somam-se no CEDEDICA uma trajetória de 19 anos com muitos desafios e inúmeras conquistas, sendo as mais significativas aquelas centradas na superação, na transformação comportamental, na contenção da reincidência dos atos infracionais, na resiliência e no amplo desenvolvimento humano. Conquistas que seguem princípios e valores que têm como pilares:
- o respeito à diversidade com a valorização às diferenças biopsicossociais;
- o comprometimento e a participação ativa entre todos os atores envolvidos atuando com o objetivo de construir soluções para uma sociedade melhor para todos;
- a solidariedade como sentimento legítimo de considerar o bem do próximo e da comunidade como um todo;
- a empatia, considerando a capacidade de colocar-se no lugar do outro, na sua realidade, nos seus sentimentos e expectativas;
- a multidisciplinaridade através de uma visão sistêmica que traz em si a capacidade de enxergar como todas as partes interagem para construir um todo mais coeso e consistente;
- a própria inclusão da voz das pessoas que encontram-se à margem da sociedade e dos padrões comuns estabelecidos;
- a atuação conjunta na busca por novos caminhos para ganhar escala, efetividade e formas inovadoras de resolver os problemas complexos.
O DNA do CEDEDICA se constitui muito além da defesa dos direitos da criança e do adolescente, abrangendo os pilares acima citados e a oferta de oportunidades.
São oferecidos serviços técnicos individualizados e coletivos ao público em atendimento, realizados por profissionais das áreas da psicopedagogia, psicologia, serviço social, assessoria jurídica além de monitoria, acompanhamento e instrução através de oficinas pedagógicas em contra turno escolar de artesanato com costura básica para iniciantes; esportes (futebol, voleibol); horta e jardinagem; informática educativa; música (piano, teclado, violão, ukulele e flauta); e cursos profissionalizantes preparatórios para a entrada no mercado de trabalho.
Este contexto positivo reflete o envolvimento de todos os participantes: diretoria ativa, colaboradores capacitados, profissionais voluntários, adolescentes, famílias, comunidade, parceiros, incentivadores, apoiadores, entre outros, onde existe comunicação constante entre todos.
PARA REFLETIR...
O conhecimento da realidade em que a criança e o adolescente vivem é a condição fundamental para compreende-lo e, consequentemente, orienta-lo em suas escolhas e/ou ações. Portanto, qual é a nossa contribuição nesse processo enquanto membros desta sociedade? Que crianças e adolescentes e futuros adultos queremos em nossa comunidade?
“Pensar nas próximas gerações nos inspira a, junto com as crianças e adolescentes, construir um mundo melhor hoje”
(Santos, E.R.)