30/04/2024
O computador, o celular, o tablet e a televisão parecem ser os melhores amigos do seu filho adolescente? Saiba que você não é o único com a impressão de que essas novas gerações não gostam muito de se envolver em tarefas coletivas ou ao ar livre.
Antes de qualquer coisa, é preciso saber que, quando falamos dos benefícios da prática de atividade física na adolescência, a referência não é somente a saúde dos adolescentes, mas o desenvolvimento deles em todos os âmbitos: físico, social, afetivo e intelectual. Em outras palavras, os exercícios esportivos movimentam a rotina dos jovens porque trabalham corpo e mente de maneira integrada, o que acaba por auxiliá-los (e muito!) no enfrentamento dos desafios encontrados nas mais diferentes áreas de suas vidas.
Por que praticar atividade física na adolescência?
De certa forma, todos sabem que combater o sedentarismo é uma tarefa de extrema importância e isso vale para todas as idades, não só para os adolescentes. O que muitos não sabem é que os benefícios das práticas esportivas incluem não somente o emagrecimento e a melhora da saúde e condicionamento físico. Essas atividades promovem também o desenvolvimento integral dos jovens, uma vez que também estimulam o autoconhecimento, a concentração, a disciplina e a socialização.
Bons motivos para encorajar os adolescentes a adotar o hábito de fazer exercícios:
O Educador Vinícius de Jesus Freitas Invista em atividades físicas dirigidas, não importa qual seja a modalidade praticada. O profissional de educação física oferecerá orientações de como realizar os exercícios, de maneira a evitar sobrecarga, e garantirá que o adolescente mantenha uma postura correta para evitar lesões.