A literatura é uma forma muito rica de manifestação artística, nos permite ter uma visão muito singular e detalhada do universo de cada autor. Isso porque não só o conteúdo dos livros, mas sua forma e estética dizem muito sobre o seu tempo, nos dando acesso a diferentes épocas, lugares e pessoas. Assim, através da leitura podemos viajar, nos transportar às histórias, adquirindo os mais diversos conhecimentos, e ainda desenvolvendo empatia e estofo cultural para relacionar literatura e escultura, política e literatura, literatura e pintura.
Quando os adolescentes se tornam praticantes da leitura, podem se tornar mais tolerantes, comportamento que flui em consequência da empatia, trazendo átona uma pessoa mais caridosa, inteligente, cidadã, sensata e coerente. Porém, um ato importante na leitura sempre será o hábito, o qual deve ser inserido gradualmente no contexto dos jovens, preferencialmente através de “gêneros de livros populares”, por serem mais atraentes e palatáveis. E assim, uma vez que este habito este esteja estabelecido, um livro acaba chamando o outro.
No dia 22 de setembro, a Sra. Fabricia Bisol Finco, Pedagoga da UNICRED, doou livros literários para compor o acervo da biblioteca do CEDEDICA. Atos como este somam esforços em prol de um futuro melhor a todos os adolescentes da Entidade.