06/04/2019
____________________________Ms. Eliane Risson Santos
Psicopedagoga/Presidente do CEDEDICA
PIM Vacaria propõe às crianças o resgate de brincadeiras antigas na 5ª Feira de Páscoa
Realizada no Mercado Público Municipal, nos dias 6 e 7 de abril, a 5ª Feira de Páscoa do Município de Vacaria contou com 81 (oitenta e um) boxes expositores, os quais apresentaram desde chocolates diferenciados, malhas, flores, chás a artesanatos.
O Box central teve a participação do artesanato do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA, bem como, a participação da Equipe do Programa Primeira Infância Melhor – PIM.
Durante o evento, como atração, foram confeccionadose disponibilizados para interação PIM e crianças diversos brinquedos antigos como pernas-de-pau, sapata, pião, bambolê, cavalinhos de madeira, telefone sem fio, petecas, carrinho de lomba, bolitas, pular cordas, entre outros. Todos os jogos e brincadeiras de inestimáveis valores culturais.
O ato de brincar contribui para que a criança se desenvolva integralmente, por isso a importância de garantir esse direito e, distantes dos recursos tecnológicos (aplicativos de celulares, internet, redes sociais...), registraram-se momentos mágicos e prazerosos, com evidencia de benefícios às gerações.
Percebeu-se a alegria de avós, pais e filhos nas vivencias. Estas atividades lúdicas permitem o reforço de vinculo entre as famílias e quando se fala do desenvolvimento motor, físico, psicológico e social, o brincar passa por todas essas aprendizagens infantis. A brincadeira corresponde à imaginação, e as crianças brincam por necessidade de desenvolvê-la.
O ato de brincar resgata historicamente a importância de conviver com o outro e, de forma quase inconsciente, absorver conhecimentos. Todo brinquedo e brincadeira pode ensinar algo, por isso, a importância de frequentemente abrirmos mãos dos brinquedos industrializados e dispormos de momentos de interação com os pequenos.Em ação, as crianças desenvolvem múltiplas linguagens, organizam os pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo.